RENACH 2019 – Saiba O que é, Para que Serve e Como Consultar

Estar a par dos principais elementos envolvidos na legislação de trânsito brasileira é de extrema importância para o motorista brasileiro. Sendo que pelo fato de o RENACH 2019 ser um dos elementos que está diretamente relacionando a permissão que o motorista tem de se fazer as rodovias, é mais do que necessário que se tenha conhecimento do mesmo.

Não deixe de continuar acompanhando os próximos tópicos deste post e saiba mais sobre o RENACH.

RENACH 2019

RENACH 2019

O que é RENACH

O Registro Nacional de Carteira de Habitação, ou simplesmente RENACH, é um banco de dados que contém todos os dados vinculados a Carteira de Habilitação do Motorista.

No banco de dados RENACH são armazenadas várias informações do motorista brasileiro. Em geral, ele contém todas as ações do cidadão em trânsito (penalidades sofridas, transferência de estado, mudança de domicílio, etc.).

Para que Serve o RENACH

O RENACH 2019 é de grande utilidade para a polícia de trânsito brasileira, pois com a possibilidade de centralização de todos os dados do motorista num único sistema, este documento acaba por tornar ainda mais fácil o trabalho da polícia de trânsito.

Graças ao RENACH, os órgãos municipais e estaduais que estão envolvidos no trânsito brasileiro não precisam de criar diferentes bancos de dados.

Para que serve o Renach 2019

Para que serve o Renach 2019

Por conta da centralização de dados neste registro, mesmo se o motorista estiver a dirigir num estado diferente do seu, a polícia de trânsito ainda conseguirá levantar a sua ficha sem grandes dificuldades.

É preciso que o motorista fique atento a pontuação máxima, pois caso você chegue no pico de 20 pontos, e isso for verificado no RENACH pela polícia de trânsito, o seu direito de dirigir será suspenso por um período de 6 meses a um ano.

VEJA TAMBÉM:

Quem tem Acesso ao RENACH 2019

O acesso as informações armazenadas no RENACH são disponibilizado somente aos órgãos governamentais. Mesmo as entidades que tem acesso a esse banco de dados somente podem adicionar informações, não havendo desta forma possibilidade de editar nenhum dado.

Quem tem acesso ao Renach 2019

Quem tem acesso ao Renach 2019

Veja quais órgãos governamentais têm passe livre para acessar o RENACH, logo abaixo:

  • Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI);
  • Conselho Nacional de Trânsito (Contran);
  • Conselho de Trânsito do Distrito Federal (Contradife);
  • Polícia Rodoviária Federal (PRF);
  • Departamento de Estradas de Rodagem (DER);
  • Conselhos Estaduais de Trânsito (Cetrans);
  • Órgãos municipais de trânsito.

Como Consultar o RENACH

Para poder realizar a consulta dos dados que estão cadastrados no RENACH 2019, o interessado precisa de usar o código imprenso na sua Carteira de Habitação, que vem bem depois das duas letras que identificam a unidade federativa do motorista registrado.

Valendo lembrar que o motorista não tem permissão para fazer nenhuma edição nas informações do RENACH, sendo que ele pode apenas conferir os dados cadastrados nessa base de dados.

Para poder ter acesso às informações passadas no RENACH 2019, o motorista deve acessar o site do Detran do seu estado e inserir o número do RENACH.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply