Licenciamento 2019 RS: Tabela, Valor, Consulta e Pagamento

Os proprietários de veículos no Rio Grande do Sul precisam ficar atentos, pois já está na hora de pagar o Licenciamento 2019 RS Anual para regularizar a situação de seus bens e poder circular durante todo o ano com tranquilidade.

O órgão responsável por administrar e fiscalizar o imposto é o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) que adota calendários diferentes para cada estado. Mesmo que você já conheça todos os procedimentos sobre como renovar o licenciamento do seu veículo é sempre bom conferir para saber todas as novidades.

Licenciamento 2019 RS

Licenciamento 2019 RS

Mas se você adquiriu recentemente um veículo automotor e está preocupado com a sua regularização não pode deixar de ler este artigo até o final, pois é através dele que irei te explicar direitinho como tudo funciona. Vamos lá?


Licenciamento 2019 RS

O licenciamento é um imposto obrigatório que todos os proprietários de veículos precisam pagar para evitar problemas com o DETRAN, entre eles: ter o veículo retido em alguma fiscalização ou ainda perder pontos na Carteira de Motorista (CNH).

O licenciamento 2019 RS deve ser quitado até o último dia do prazo estabelecido pelo DETRAN, cujo calendário de pagamentos é atualizado todos os anos. Além do licenciamento 2019, os contribuintes precisam quitar outros dois importantes tributos, a saber:

  • IPVA – Trata-se do “Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores”, cuja arrecadação é realizada pela Secretaria Estadual da Fazenda.
  • DPVAT – Refere-se ao “Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres” que é também de caráter obrigatório e que é empregado na indenização as vítimas de acidentes de trânsito em qualquer parte do país. A sua administração é realizada por uma espécie de consórcio de seguradoras conhecida pelo nome de Seguradora Líder.

Todos estes impostos são pagos juntamente. E, ao final de todas as quitações, o proprietário recebe o CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo -, válido por um ano.


Valor Licenciamento 2019 RS

Assim como o calendário de pagamentos do Licenciamento 2019 RS é atualizado todos os anos, o valor do imposto também sofre alteração, mas nada que chegue a ser considerado exorbitante.

Para ter ideia, o valor aproximado do Licenciamento 2019 RS é em torno de R$ 80.00. Para saber exatamente a quantia que deverá desembolsar para regularizar o seu veículo é necessário realizar uma consulta diretamente no site do DETRAN RS, que irei te explicar melhor como funciona ainda neste artigo.

Por ora, é importante que você pague o Licenciamento 2019 RS o mais rápido possível para não perder o prazo. De acordo com o próprio site do DETRAN RS, se você vier a transitar com o seu veículo não licenciado responderá por infração gravíssima e estará sujeito ao pagamento de multa de aproximadamente R$ 293.47, além de perder sete pontos na Carteira e ter o veículo removido.

Em outras palavras, é melhor, mais barato e fácil regularizar um veículo, pois caso o contrário o prejuízo será bem maior!


Tabela Licenciamento 2019 RS

Como já havia adiantado, todos os anos a tabela de Licenciamento RS é atualizada, mas o seu funcionamento é bem simples. Como se pode observar na imagem abaixo você encontra todas as datas de vencimentos conforme o último número da placa do veículo.

Para não correr o risco de perder o prazo, te recomendo a imprimi-la para consulta-la de forma mais simples e rápida. A tabela do IPVA 2019 RS é  definida de acordo com o número final da placa do seu veículo.

Confira também sobre outros Licenciamentos:


Consulta Licenciamento 2019 RS

Para consultar a situação e fazer o Licenciamento 2019 RS do seu veículo é só realizar o seguinte procedimento:

  1. Acesse o site do DETRAN RS neste link (http://www.detran.rs.gov.br/)
  2. Clique em “Consulta de Veículos”
  3. Digite a placa e o RENAVAM
  4. Clique em “Pesquisar”.

É por meio desta consulta que você consegue acessar o valor do Licenciamento 2019 RS. Em seguida, é só imprimir a guia de pagamento do imposto.


Pagamento Licenciamento 2019 RS – Data

Com a guia em mãos é só procurar uma agência bancária ou Casas Lotéricas para efetuar o pagamento do Licenciamento 2019 RS. O pagamento do tributo será aceito no seguintes correspondentes bancários:

  • Caixa Econômica Federal
  • Banco do Brasil
  • Casas Lotéricas
  • Itaú

Após o Detran RS receber a confirmação de pagamento do tributo, terá 7 dias para emitir e remeter o documento para o endereço cadastrado pelo proprietário. Note que esse prazo não significa que, de maneira nenhuma, o documento vai chegar dentro desse período para o pagamento.


IPVA 2019 RS

Até o momento, o DETRAN RS não divulgou os valores, datas e prazos do IPVA 2019 RS. Assim que novas informações surgirem divulgaremos tudo aqui no blog. É só se cadastrar e nos seguir nas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Então, até o próximo post!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply