Licenciamento 2019 RN: Tabela, Valor, Consulta, Pagamento

Para que uma pessoa tenha um automóvel totalmente legalizados no Brasil, ela deverá arcar com taxas estaduais e nacionais. Dentre estas, destacam-se três: o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), o Seguro Obrigatório (DPVAT) e o Licenciamento 2019 RN.

Desses três, certamente o último é um dos que mais suscitam dúvidas. Pensando nisso, decidimos especificar os aspectos mais importantes a respeito do mesmo, sobretudo aqueles que concernem ao Estado do Rio Grande do Norte. Então, venha com a gente e entenda mais!

Licenciamento 2019 RN

Licenciamento 2019 RN – Rio Grande do Norte


Licenciamento 2019 RN

O licenciamento de automóveis tem tamanha importância pois é a partir da sua quitação que os motoristas poderão dar entrada à renovação do seu CRVL (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Este documento nada mais é do que uma licença de tráfego, sendo obrigatório para a livre circulação de um carro ou de uma moto pelo território nacional.


Valor Licenciamento 2019 RN

Apesar do reajuste que sofreu neste ano – o que não acontecia desde 2005 –, o valor do licenciamento do Rio Grande do Norte permaneceu bastante acessível, passando a custar R$90,00.

  • Todavia, cabe ressaltar que esse preço pode sofrer variações notáveis, na possibilidade de o imposto ser pago em atraso.
  • Desse modo, a fim de evitar juros altos e os problemas que um licenciamento vencido pode suscitar, é de grande importância que os contribuintes se atentem à data-limite para o pagamento do tributo.

Pagamento Licenciamento 2019 RN – Data

A SET – órgão responsável pelo gerenciamento e pela arrecadação dos impostos do Rio Grande do Norte – publicou que o pagamento dos licenciamentos de 2019 foi disposto de acordo com a placa dos automóveis. Por exemplo:

  • Os contribuintes que têm um automóvel terminado em 1 deverão ter quitado o encargo até 26 de março;
  • Já os indivíduos que possuem veículos finalizados em 0 poderão pagar o tributo até o dia 05 de julho.

Tabela Licenciamento 2019 RN

Para que não haja confusões quanto à data em que cada pessoa deve pagar o licenciamento de seu veículo, a SET disponibilizou uma tabela com todas as datas de vencimento para o pagamento desta taxa, do DPVAT e do IPVA; veja-a logo abaixo.

Tabela Licenciamento RN

Tabela Licenciamento RN


Consulta Licenciamento 2019 RN

A fim de verificar os dados referentes ao licenciamento de seu veículo e para emitir a guia de pagamento da taxa deste ano, o motorista deverá:

  • Entrar na página do Detran-RN, clicando aqui;
  • Clicar em “consultas”;
  • Clicar em “veículos”;
  • Indicar a placa e o renavam 2019 do seu auto nos locais adequados;
  • Clicar em “consultar”.


IPVA 2019 RN

O Rio Grande do Norte também divulgou todas as notas referentes ao IPVA de 2019.

O mesmo não sofreu aumento como o licenciamento, mantendo a sua quota de 3% sobre o valor dos veículos. Ademais, todos os automóveis fabricados há 10 ou mais anos foram dispensados desse tributo, porém, apenas dele; o DPVAT e o licenciamento continuam sendo obrigatórios.

Obs.: as demais informações sobre esse encargo podem ser acessadas a partir deste atalho, no site do Detran-RN.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply