Licenciamento 2019 PI: Tabela, Valor, Consulta, Pagamento

Licenciamento 2019 PI – Para que seja capaz de sustentar os gastos públicos, o Governo Brasileiro tributa diversos bens de consumo. Destes, um bastante taxado é o automóvel, sobre o qual incide impostos estaduais e nacionais, tais como o IPVA, o Seguro Obrigatório e o Licenciamento de Veículos.

Dentre as taxas citadas, a última é uma das que mais originam dúvidas. Visualizando isso, resolvemos detalhar os seus principais aspectos, sobretudo aqueles que são característicos do Estado do Piauí. Então, venha com a gente e saiba mais!

Licenciamento 2019 PI

Licenciamento 2019 PI – Piauí


Licenciamento 2019 PI

O licenciamento representa um dos encargos que é obrigatório a todos os indivíduos que possuem um automóvel registrado no Brasil. Isto porque é a partir da quitação dessa taxa que o motorista poderá renovar o seu CRVL (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), que nada mais é do que a licença para que determinado carro ou moto possa rodar livremente pelo território brasileiro.

Confira em outros estados:


Valor do Licenciamento 2019 PI

Como cada estado possui liberdade para definir o preço de grande parte dos seus impostos, o valor do licenciamento tende a variar de acordo com a área.

  • Para o Piauí, espera-se que o mesmo custe, neste ano, cerca de R$110,00, que é o preço médio para a Região Nordeste.
  • No entanto, é válido alertar que esse valor ainda pode sofrer acréscimos bem significados, caso ele seja pago em atraso.

Dessa maneira, é substancial que os contribuintes tenham atenção quanto à data de vencimento do imposto, evitando, assim, problemas futuros.


Pagamento do Licenciamento 2019 PI – Data

Como se esperava, a ordem dos prazos para o pagamento do licenciamento de 2019 foi estabelecida de acordo com a terminação da placa dos automóveis. Por exemplo:

  • Os indivíduos que têm um veículo com numeração concluída em 1 tiveram até o final de janeiro para pagar a tarifa;
  • Ao passo que os motoristas com carro ou moto de placa concluída 0 terão até o final de outubro para isso.

Tabela de Licenciamento 2019 PI

A Sefaz-PI (Secretaria de Fazenda do Piauí), que é a instituição encarregada por gerenciar os tributos cobrados pelo estado, já publicou o calendário com todas as datas de vencimento para o licenciamento deste ano. O determinado foi que os pagamentos se iniciassem ainda em janeiro, concluindo-se em outubro, tal como pode ser visto na tabela seguir.

Tabela Licenciamento Piauí

Tabela Licenciamento Piauí


Consulta ao Licenciamento 2019 PI

A fim de verificar o status do licenciamento de seu veículo e para emitir a guia de pagamento do mesmo, o contribuinte deverá:

  • Acessar a página do Detran-PI, clicando neste atalho;
  • Clicar em “emissão de licenciamento”;
  • Indicar os dados que serão requisitados;
  • Verificar o captcha solicitado;
  • Clicar em “consultar”.
Consulta Licenciamento Piauí

Consulta Licenciamento Piauí


IPVA 2019 PI

A Sefaz-PI ainda divulgou, no site do Detran-PI, todas as informações tocantes ao IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2019. Dentre estas, as principais são a de que:

  • O valor do tributo poderá ser dividido em até 03 parcelas e a de que as alíquotas variarão de 1% a 2,5%, dependendo do modelo do carro ou da moto.
Licenciamento Piauí

Licenciamento Piauí

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply