Como transferir veículos

É comum se observar transições de veículos durante todo o ano seja estas transferências para outros países ou então nacionais. No entanto por mais que sejam realizadas muitas transações de veículos, não é tão simples como parece realizá-las. Muitas pessoas já devem ter se deparado com situações onde não puderam realizar o que desejavam por falta de informação a respeito do assunto.

O primeiro passo para que uma transferência seja legalizada é transferir o veículo para o nome do proprietário. Para isto seus documentos deverão estar regulamentados sem nenhuma pendência com a receita federal como, por exemplo, todos os pagamos de imposto em dia, e registrado no oficio que atual oficialmente.  Você deverá ter em mãos os seguintes documentos: Xerox de IPVA do veículo, Xerox do RG e CPF.

O valor para que aconteça a transferência para seu nome deverá equivaler a aproximadamente uma parcela do IPVA que é pago anualmente, depois disso você deverá preparar a documentação necessária para regularizar a transferência do veículo para outro local, sendo assim os documentos necessários são:

  • Recibo DUT (Documento Único de Transferência) assinado e reconhecido firma pelo vendedor, deve ser obrigatoriamente reconhecido pelo ‘vendedor’.
  • Xerox dos IPVA’s dos dois últimos anos;
  • Xerox do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), frente e verso, com o seguro obrigatório recolhido do último ano;
  • Xerox da Conta de Água, Luz ou Telefone do comprador;
  • Xerox do CIC e RG do comprador;
  • Ficha Cadastral, comprada em livraria, preenchida a máquina ou com letra de forma:
  • Veículos sem restrição, utilizar a ficha cadastral de cor verde;
  • Veículos com restrição (alienação), utilizar a ficha cadastral de cor vermelha.
  • Vistoria – colar no verso da ficha cadastral dois decalques do número do chassi

Depois você deverá comparar munido destes documentos até o DETRAN (departamento de trânsito) e então pagar uma pequena taxa de R$ 75,00 *podendo ocorrer alterações e variações. Desta forma seu veículo poderá ser transferido de forma segura e muito eficaz, não dispense nenhuma destas informações.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply