Sudeste

10 Dicas para Evitar Trânsito

Ainda em São Paulo, o Ibope revelou que cada habitante passa por dia uma média de 2h42 no trânsito. É muito tempo não é mesmo? O que dá para fazer neste tempo? Trabalhar, desfrutar momentos com a família ou fazendo qualquer outra atividade que lhe proporcione mais prazer que estresse.

Aqui, estão algumas dicas para fugir dos congestionamentos:

Encontre novos caminhos na internet

Um acidente, uma chuva mais forte ou até mesmo um dia que as vias estão com mais veículos. Tudo é motivo para deixar o trânsito mais lento. Uma forma de evitar este tipo de problema, por mais que eles não sejam previsíveis, é usar a internet como aliada. Sites como o Google Maps, por exemplo, podem ajudá-lo a traçar outro caminho que não tenha tanto tráfego e, assim, evitar o trânsito congestionado.

Use também um dos vários aplicativos que atualizam, em tempo real, a situação do trânsito da sua cidade. Além de ajudar a traçar uma nova rota, alguns permitam que você informe para os demais usuários como está o trânsito, bem como o motivo da lentidão, se é por acidente, blitzes ou qualquer outro impedimento.

Evite os dias em que o trânsito parece mais cheio

Geralmente as sextas-feiras e as vésperas de feriado são considerados os dias de caos no trânsito. Isso porque, muitas pessoas saem de casa para o trabalho de carro para, logo depois do expediente, pegar estrada e passar o final de semana ou o feriado fora das grandes cidades. Para evitar o trânsito cheio nestes dias, saia mais cedo ou mais tarde de casa, bem como do trabalho e evite estas rotas.

Vá contra ao fluxo

Se você sabe que o fluxo de veículos do bairro para o centro é mais intenso entre as 8h e às 10h, que tal fazer o caminho inverso? Infelizmente não são todas as pessoas que tem domínio de suas rotas, mas quem puder fazê-lo é uma ótima alternativa para evitar o trânsito intenso.

Vá de táxi

Os taxistas são mestres na arte de descobrir atalhos e caminhos sem congestionamento. Em algumas ocasiões avalie se não é melhor você ir de táxi. Até mesmo porque, os taxistas conseguem andar mais rápidos e não tem problemas de estacionar, já que as paradas são apenas para embarque e desembarque de passageiros. É mais uma economia de estacionamento ou rotativo!

E se der para ir andando, vá

A falta de tempo e a correria do dia a dia nos faz tirar o carro da garagem para ir até o próximo quarteirão. Que tal deixar o carro na garagem e preferir chegar até onde você precisa a pé? Além de evitar o trânsito congestionado, você tem mais tempo para aliviar o estresse, além de curtir a paisagem a sua volta. Sem falar que pode ser que, a pé, você perca menos tempo do que se estivesse de carro.

Não acelere

Um estudo realizado pela universidade inglesa de Exeter mostrou que, quanto mais você precisa frear bruscamente para não colidir com o carro da frente, mais o motorista que vem atrás precisa de tempo para frear. Isso cria uma bola de neve e prejudica toda a fila de automóvel. Por isso, por mais contraditório que possa parecer, acelere menos quando o trânsito estiver muito congestionado. O ideal é andar devagar para sempre manter uma distância do carro da frente.

Dê passagem

Além de ser gentil dar a passagem para quem precisa dela, esta atitude faz com que o trânsito flua com naturalidade. Fechar os carros que querem entrar na sua faixa é uma das atitudes que deixam o trânsito muito lento.

Mude de faixa na hora certa

Não espere ficar em cima do obstáculo para trocar de faixa, mude antes e mantenha a fluidez sem fazer o seu carro e os outros frearem.

Fuja das vias expressas

As vias expressas das grandes cidades guardam a fama de serem mais rápidas e, por isso, o melhor caminho. Nem sempre! Como todo mundo pensa assim, em dias caóticos como as vésperas de feriados e finais de semana, o trânsito tende a ficar mais congestionado nestas vias, já que os motoristas as veem como saídas de fuga. Nestes dias, é melhor evitar estes locais e transitar pelas vias urbanas.

Use as ruas paralelas a grandes avenidas

A engenharia de tráfego das grandes cidades pensou em formas de desafogar o trânsito. Observe que, na maior parte das avenidas que são muito congestionadas, há ruas paralelas que seguem a mesma direção. A ideia é que você, enquanto motorista, saia da avenida e vá para estas ruas. Elas chegam no mesmo lugar!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *